fbpx

 Escolas municipais de Hortolândia participarão do programa Nau dos Mestres Destaque Segunda, 10 Junho 2019 16:03

Ação foi lançada na manhã desta segunda-feira (10/06), na Emef Profa. Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda

Professores de seis escolas municipais participam, nesta quinta-feira (13/06), das 13h30 às 17h30, da primeira formação preparatória para o início do programa educativo “Nau dos Mestres”, realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a empresa de tecnologia Dow Brasil e a Prefeitura de Hortolândia. O material do programa, desenvolvido pela empresa Evoluir – Educação Transformadora, foi entregue nas unidades participantes, durante lançamento do programa na cidade. A cerimônia, ocorrida na manhã desta segunda-feira (10/06), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda, reuniu dezenas de estudantes, representantes das instituições parceiras e profissionais da educação, dentre eles a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire. A ação beneficiará cerca de 3.800 alunos nas unidades participantes.

Além desta, haverá ainda outras duas formações, uma no dia 15 de agosto e outra no dia 24 de outubro, todas no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. Com o slogan “A curiosidade é o começo de toda aventura”, o “Nau dos Mestres” foca tanto nas artes quanto nas ciências, explorando diferentes formas de produção artística e utilizando experimentos e criações que abordam temas como mitos, magia, química, física, ciências naturais e sustentabilidade, a fim de despertar a curiosidade, o instinto investigativo e estimular a criança a criar de forma lúdica e ativa.

Durante o treinamento, os educadores serão orientados sobre como utilizar os materiais do Programa, que propõe a realização de 24 projetos experimentais baseados nas disciplinas de Ciências, Biologia, Artes, Química, Física e Matemática. Todo o material fica disponível em um móvel que simula a “Corujola”, tipo de nave descrita nos livros de apoio do projeto.

“Seis escolas comporão o escopo deste projeto que traz atividades importantíssimas, envolvendo a disciplina de ciências, de forma prática e lúdica, sempre proporcionando aprendizado. Também se percebe que a criança brincando aprende muito mais e, tendo experimentos científicos práticos, vai consolidar estes conhecimentos. A Dow Brasil, nossa empresa parceira que possibilitou todos os baús com vários experimentos científicos, que estão sendo entregues nas escolas e também a formação envolvendo os professores, demonstrou que se preocupa com a educação e é uma parceira importante do município”, afirmou a secretária Sandra Fagundes Freire.

“Por meio do Nau dos Mestres esperamos incentivar a curiosidade sobre o universo das ciências e a integração entre alunos e professores. Com esse projeto, a Dow Brasil reafirma seu compromisso com a cidadania corporativa, que se reflete em ações com o objetivo de promover a inclusão social nas comunidades onde atua”, ressaltou de Eleni Gritzapis, diretora de comunicação da Dow Brasil.

Sobre a “Nau dos mestres”

A “Nau dos Mestres” é uma espécie de laboratório móvel, que propõe aos participantes a realização de 24 projetos/experimentos. Oferece, ainda, livro do professor e livros ilustrados direcionados aos alunos, em quatro frentes: o do Mestre Leonardo, que trata de Física, Mecânica e Energia; o do Mestre Merlim, que aborda a Química; o do Mestre Gaia, sobre Biologia, Meio Ambiente e Ecossistemas; e o do Mestre Apolo, com conteúdos de Matemática, Cores, Luz e Sombra.

A cada experiência, é proposta ao aluno uma missão: “Como virar um copo sem deixar a água cair?”, “Como fazer um arco-íris?” e “Como impulsionar um objeto sem empurrá-lo?”. Com os mestres de cada livro, os alunos precisam ajudar os personagens Daniel, Gerson e Wilson, do ‘Ciência em Show’, a solucionar desafios e avançar na história. Deste modo, mesclando jogo, ensino e entretenimento, os estudantes aprendem conceitos científicos de maneira lúdica e se envolvem ativamente no processo de ensino-aprendizagem.

Confira as escolas participantes:

  • EMEF Caio Fernando Gomes Pereira
  • EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim
  • EMEF Jardim Boa Esperança José Roque de Moura
  • EMEF João Calixto
  • EMEF Profa. Maria Célia Cabral Amaral
  • EMEF Salvador Zacharias Pereira Junior

Fonte: www2.hortolandia.sp.gov.br

Sem Comentários até o momento.

Deixe o seu comentário.