fbpx

Grupo “Barbatuques” se apresenta no Teatro Iguatemi Campinas

A Brain + e a Teatro GT trazem para o interior do Estado de São Paulo “Barbatuques”, grupo reconhecido internacionalmente pela sua linguagem única de percussão e música corporal. Dia 25 de abril (quarta-feira) às 20h30, no Teatro Iguatemi.

Em 2017 o Barbatuques completou 20 anos! O músico, pesquisador e educador, Fernando Barba foi o criador dessa história que iniciou com alguns amigos buscando novas sonoridades produzidas somente com o corpo para fazer música e hoje é um grupo reconhecido internacionalmente pela sua linguagem única de percussão e música corporal.

Nesta trajetória, foram incontáveis as experiências e encontros incríveis, em inúmeras cidades e países, onde acumularam histórias que ajudaram a construir a sonoridade e a trajetória do Barbatuques. O grupo se apresenta pelo mundo, fazendo shows para todos os públicos, oficinas com variados perfis, projetos infantis de musicalização e atividades para a família. Na discografia, quatro CDs lançados, o mais recente “Ayú” (2015), com participações de Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos, disco indicado ao Prêmio da Música Brasileira. Direcionado especialmente ao público infantil, “Tum Pá” (2012), que também ganhou registro em DVD.

“Não imaginava que iríamos realizar tanto, que teríamos o privilégio de encontrar tantos mestres em palcos e gravações, podendo dialogar e aprender sempre mais com eles, assim como a oportunidade de levar nossa música para diferentes plateias ao redor do mundo”, compartilha Fernando Barba, que está em recuperação de uma cirurgia delicada realizada este ano e gradualmente volta a participar de atividades com o grupo, como os ensaios para esta comemoração.

A música do Barbatuques alcançou grandes voos, não só nos palcos dos mais de 30 países que se apresentaram ao redor do mundo, mas foi além. Estão em trilhas sonoras de filmes como Rio 2, O Menino e o Mundo, Trash e Tropa de Elite, na publicidade (Nike, Heineken, Apple, Farm, vinheta final de ano Rede Globo, etc), jogos (Andry Birds) e séries para TV. Entre os eventos que participaram, citamos a cerimônia de encerramento das Olimpíadas Rio 2016, a Copa do Mundo da África (2010), tantas edições do International Body Music Festival (EUA), Europalia (Bélgica) e Lollapalloza Brasil. A música Baianá, um clássico no repertório do grupo, em versão feita da adaptação de “Boa Noite Povo”, de Maria do Carmo Barbosa, ganhou o mundo, em audiovisuais e nas pistas pelas mãos de DJs de renome. E esta é só uma ponta de toda esta história.

A linguagem desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal, tornando-se ainda uma importante ferramenta pedagógica. Corpo sonoro que tem como base o movimento trinômio “peito-estalo-palma”, que se tornou a marca registrada do grupo.

Hoje, a sonoridade do Barbatuques mostra uma sobreposição de estilos e estéticas, passando por baião, coco, samba, maracatu, rap, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, choro, rock, beatbox, kecak e a música africana. São canções e músicas “instrumentais” que exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos. Variando entre o erudito, a tradição popular brasileira e o pop contemporâneo.

São 20 anos levando a música corporal pelo mundo e sempre surpreendendo o público com sua sonoridade única, como uma orquestra corporal.

DISCOGRAFIA Barbatuques

“Ayú” (2015), com participações de Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos, disco indicado ao prêmio da música brasileira.

“Tum Pá” (2012) para o público infantil

”O seguinte é esse” (2005)

“Corpo do Som” (2002)

DVDs:

“Corpo do Som ao Vivo” (2007, com documentário)

“Tum Pá, ao vivo” (2014)

Acesse para mais informações:

www.barbatuques.com.br

www.facebook.com/barbatuques

www.instagram.com/barbatuques

www.twitter.com/barbatuques

www.youtube.com/barbatuques

SERVIÇO

Data: 25 de abril, quarta-feira.

Horário: às 20h30.

Local: Teatro Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas – Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina

Telefone: (19) 3294-3166 – www.teatroiguatemi.com.br

VALORES

Inteira: R$ 70,00

Meia-Entrada: R$ 35,00

 

VENDAS

Bilheteria do Teatro: 3294-3166 (segunda a sábado das 10h às 22h | domingo das 12h às 20h)

Pela internet: www.ingressorapido.com.br

 

 

 

Sem Comentários até o momento.

Deixe o seu comentário.